A poda é algo extremamente importante no Bonsai

Iremos entender nessa parte da página o porque da poda no seu Bonsai, a pode é uma passo para manter o seu bonsai mais saudavel e formação do desenho desejado de acordo o o Design planejado. A poda, faz com que a sua planta cresça melhor e com vigor.

Instrumentos para a poda do Bonsai

Temos que ter em mente que um bonsaísta tem que ter em suas mãos ótimos instrumentos de trabalho, e esterelizados com alcool sempre. Para a poda usamos os seguintes instrumentos abaixo:

Tesoura de Poda

Para um corte preciso

Alicate Côncavo Lateral

Para corte preciso do tronco ou madeiras em geral, corte limpo

Alicate Côncavo Bola

Para corte limpo

Alicate cortador de arame

Para corte preciso de arames

Tipos de poda que se realizam num bonsai

realizar-poda
A poda radicular

A poda das raízes é uma das podas mais importantes na manutenção e desenvolvimento de um bonsai. Ela efetua-se aquando da renovação do envasamento e consiste no retirar das raízes mais grossas, de modo a estimular o crescimento das mais finas.

pincagem-acer-01
A poda de formação

A poda de formação visa trabalhar a criação ou a reformulação de um bonsai. Esta técnica permite transformar radicalmente a forma de uma planta e faz com que ela se apresente muito mais saudável.

cf9601c84124f1e5837af4a470913e7f-gpMedium
A poda aérea

A poda aérea possibilita a remoção dos galhos defeituosos, em excesso ou aqueles que são desnecessários para o desenvolvimento de um bonsai. Trata-se de uma técnica que possibilita orientar o crescimento de um bonsai para uma determinada ideia/forma.

poda
A poda de manutenção

Essa poda é muito importante fazer, pois limpa os ramos supérfluos de um bonsai, para que a entrada de luz possa desenvolver os ramos mais “escondidos”, pois estes vão dar origem a novos ramos e flores.

Como podar o seu Bonsai

Coloque a árvore em uma mesa ao nível dos olhos; o primeiro passo é remover toda a madeira morta da árvore. Agora, reserve algum tempo para observar sua árvore e decidir quais galhos não se encaixam no desenho desejado e terão que ser removidos. Algumas orientações são listadas abaixo, mas decidir sobre o futuro desenho de sua árvore é um processo criativo, não necessariamente vinculado a ‘regras’.

 

Algumas orientações básicas:

  • Se dois ramos ocorrerem à mesma altura da árvore, mantenha um deles e remova o outro.
  • Remova os ramos que crescem na vertical, que sejam muito grossos para dobrar.
  • Remova os galhos com torções e curvas não naturais.
  • Remova os galhos que encobrem a parte da frente do tronco.
  • Remova os galhos desproporcionalmente mais grossos do topo da árvore, uma vez que os galhos na parte inferior devem ser mais grossos do que no topo.

 

A poda de galhos grossos vai resultar na criação de cicatrizes feias na árvore, mas usando um cortador especial côncavo você reduzirá este efeito significativamente por causa do recuo que ele faz quando corta o galho. Uma árvore saudável não deve ter nenhum problema em enfrentar a poda de até 1/3 de sua folhagem. No entanto, quando podada significativamente, é importante podar também as raízes em proporções iguais. Desta forma, você impede a árvore de desenvolver um rápido crescimento para corrigir o desequilíbrio entre a quantidade de folhagem e de raízes. Mais detalhes sobre a poda de raízes podem ser encontrados na página sobre alargamento de raiz.

Finalmente, é aconselhável selar grandes cortes com pasta cicatrizante). A pasta protege as feridas contra infecções e ajuda a árvore a cicatrizar mais rapidamente.