A técnica por pulverização consistem em pulverizar agua sobre o Bonsai com uma mangueira e chuveirinho, essa técnica de irrigação é uma das melhores porque simula a chuva, mantem a copa com uma certa umidade relativa e umedece de maneira correta e eficiente o substrato.
A técnica de mergulhar o vaso, consistem em pegar o vaso do seu Bonsai com o substrato e mergulha-lo na água. Para que possa fazer isso, terá qie ter outro recipiente maior, na qual terá que caber o vaso com o Bonsai mais o substrato. Essa técnica irrigará por completo o substrato de uma maneira bem uniforme, essa técnica é ideal para transplantes e umedecimento de substrato pela primeira vez, nao repetir sempre, apodecerá as raizes.
A técnica de irrigação automática, consiste em ter um dispositivo ( existe v´ários no mercado, Aliexpress ou Ebay ) para efetuar a irrigação programada de acordo com o dia e horário. É excelente para quem precisa se ausentar uma ou mais semanas para viajar a negócios ou lazer. Muitos desses irrigadores usam a técnica de drip irrigation, ou seja, por gotejamento. Uma técnica excelente, pois além de não apodrecer as raízes, também manterá de um modo efetivo a umidade no Substrato.
Essa técnica é uma ótima técnica que substitui a de irrigação automática, ela é mecânica. Consistem em antes de fechar com a grade os buracos de drenagem dos vasos, deixar interligado uma cordão de fumo ou lã ou qualquer tipo de corda. Entre o substrato e fora do vaso. O intuito de fazer isso é deixar esse cordão num recipiente com água. essa corda irá transferir osmoticamente e devagar a água para o substrato de acordo com a sua necessidade. Um metódo eficaz e barato.
A frequência com que as árvores de Bonsai precisam ser regadas depende de muitos fatores para se dar orientações exatas. Ao invés disso, você precisa aprender a observar suas árvores e saber quando elas precisam ser regadas. As orientações gerais, a seguir, vão ajudar você a obter a rega correta de Bonsai:
Substrato é algo na area de Bonsai polemico (Se tiver interesse vá em Solos e Substratos), sempre é muito importante montar uma configuração de tenha um dreno ótimo, água entra, penetra e tem que escorrer o excesso. Para isso existe formulações nao qual ensino na sessão Solos e Substratos.
A água da chuva e a água do orvalho são águas limpas, que não transportam cal dissolvida ou outros sais.
Quanto mais pura for a água com a qual borrifarmos, melhor será. A melhor água para pulverizar será a chuva ou a água da nascente que possui poucos sais dissolvidos.
Se borrifarmos com água com bastante cal, em vez de revitalizar as plantas, o que faremos é cobrir os poros com cal e permanecerão manchas brancas nas folhas. As plantas com folhas duras e brilhantes serão as que irão manchar mais (ficus, oliveiras, laranjeiras). Para este tipo de bonsais, se não houver água melhor, será conveniente molhar as folhas apenas uma vez por semana para remover o pó.